Sintomas do infarto são menos perceptíveis em mulheres, motivo pelo qual elas morrem mais no hospital

Meninas, a minha intenção não é ser alarmista, nem nada. Mas eu estava vendo o telejornal esses dias à noite no conforto de minha casa quando foi noticiado um estudo amplo sobre o infarto em homens e mulheres. Em função das conclusões, resolvi compartilhar aqui no blog para alertá-las.

A matéria mostrou algo que a gente já sabe: quem não teve na família uma tia que sofreu infarto, foi para o hospital e não aguentou… Eu tive, e foi muito triste! Deixou filhos e netos. Infelizmente, os dados são esses, as mulheres morrem mais de infarto do que os homens e agora se sabe o motivo: elas apresentam sintomas menos perceptíveis que eles, principalmente a famosa dor no peito, que acaba servindo de alerta para a procura de um serviço de emergência. E, sabemos, o tempo é fator fundamental para reduzir o risco de morte depois de um evento cardiovascular tão sério como esse.

Duas entre cada cinco mulheres não apresentam dores no peito - O estudo, produzido por John Canto nos Estados Unidos (Clínica Watson e Lakeland Regional Medical Center) e publicado na edição de fevereiro do Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que duas em cada cinco mulheres que sofrem de ataque cardíaco não sentem dores no peito.

Ao contrário, elas normalmente têm sintomas difíceis de reconhecer, como dor maxilar, no pescoço, nos ombros ou nas costas e desconforto no estômago, ou dificuldade súbita para respirar. Isso pode ser uma das razões pelas quais as mulheres têm um maior risco de morrer de ataque cardíaco quando estão no hospital, quando comparada aos homens, apontou o estudo.

Homens e mulheres que têm fatores de risco para doença cardíaca como obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol elevado ou histórico familiar de eventos cardiovasculares, devem ficar preocupados, se apresentam os sintomas acima.  A verdade é que a maioria das pessoas que tem desconforto e dor no peito não está tendo um ataque cardíaco. Mas você não pode esperar para descobrir isso sozinha. Se demorar para procurar tratamento, pode ficar fora da janela de tempo na qual é possível começar um tratamento eficaz.

Números do estudo

- entre homens e mulheres, pouco mais de 35% (um em cada três) não tem dor no peito;

- 42% de mulheres contra 31% dos homens tem mais probabilidade de não apresentar dor torácica;

- 14,6% delas morreram ainda no hospital, em comparação com pouco mais de 10% deles.

Sinais e sintomas do infarto: procure um hospital se sentir os sintomas

- dor no peito

- suor frio

- náuseas

- sensação de desmaio

- arritmias

- parada cardiorrespiratória

Se preocupe ainda mais se:

- for diabético ou hipertenso

- levar um a rotina estressante e hábitos de vida menos saudáveis

- se for obeso

- se for fumante ou ex-fumante

- se tiver antecedentes familiares

Na dúvida, deixe o médico decidir se aquela dorzinha nas costas é, realmente, uma dor nas costas!

10 comentários sobre “Sintomas do infarto são menos perceptíveis em mulheres, motivo pelo qual elas morrem mais no hospital

  1. Procurei saber os sintomas de infarto por que nesse momento morreu uma tia minha que veio a falecer e nao sabeíamos de que ela tinha morrido. Ela nao sentiu dor no peito, mas sim nas costas como eu constatei aqui,ela tambem tinha pressão alta, e diabetes. A causa da morte veio ser constatada depois da sua morte,pois os médicos não sabiam o que ela tinha. Obrigado pelo esclarecimento.

  2. Olá! acabei de marcar hora com um cardiologista, tive alguns sintomas parecidos com os descritos por ti e fiquei com medo. tenho pressão alta, sou obesa, tenho sofrido de estress e ainda por cima tenho historico na familia. Medo!

  3. tenho 30 anos e essa noite passei muito mal, uma dor horrivel nas costas e peito, e também sensação de esganamento na garganta parecia que eu estava engasgada com alguma coisa , depois passei a ter dor nos dentes do lado direito da face e o olho direito também ficou embaçado.pensei que fosse morrer fiz ate uma oração pedindo á deus pra me tirar aquele mal estar fiquei assim mais ou menos umas duas horas , depois passou , hj vou procurar um cardiologista e marcar uma consulta .

  4. Acordei pela manhã, estava bem…mas logo fui pegar café uma forte dor nas costas lado direito do pulmão… no conseguia nem respirar.. achei q era coluna sei lá, passei pomada cataflam no melhorou, tomei um dorflex o que fez a dor acalmar ..mas até o momento estou com a dor…estou pasando por expressivo problema o q esta me causando stress ao extremo e a minha pressão anda subindo muito… vou procurar atendimento médico a matéri me alertou…obrigada!!!

  5. procurei saber, porque ontem tive dor muito forte no pescoço, ombro que descia pelas costas e peito, cheguei no hospital com pressão muito alta e falta de ar, é muito parecido com o que li aqui, lendo descobri que estava tendo um infarto.Lá, no hospital, o médico me medicou e pediu que eu deitasse imediatamente para não fazer nenhum esforço.

  6. Ola, estou tendo ums sitomas parecidos cm o de infarte, ultimamente esta vindo com frenquencia, muita dor forte no pescoso fala de ar tudo que faco fico cansada ate pr se comunicar,etc, vou procurar um cardiologista com urgencia….

  7. Pessoal, há um ano meu pai fez pnte de safena. No inicio os medicos apenas o mandavam realizar o exame eletro, e não acusava nada. Quando piorou eles indicaram o exame de esforço feito na esteira, foi ai que descobriram o problema cardíaco. Teve médico que disse que era apenas estresse. procurem um profissional sério. Não dependam de SUS, porque por lá o exame n~~ao acusou nada.

Deixe uma resposta

